sexta-feira, 4 de outubro de 2013

“ AS TRÊS AMIGAS: LURDINHA, RITINHA E MARIQUINHA”

TRÊS AMIGAS IDOSAS ESTAVAM DEBAIXO DE UM PÉ DE IPÊ, USUFRUINDO DE SUA SOMBRA QUE SE ESTENDIA AO LONGO DO PÁTIO DE UM ASILO.
AS TRÊS USAVAM ÓCULOS...PARECIA “FUNDO DE GARRAFA”.
FICAVAM SEMPRE NO MESMO BANCO, SEMPRE NO MESMO LUGAR.
CONVERSAVAM E RIAM AO MESMO TEMPO QUE FALAVAM.  AS VEZES CHORAVAM, LEMBRANDO DE SEUS PARENTES QUE AS VEZES  ESQUECIAM DE VISITÁ-LAS, LEVANDO UM POUQUINHO DE CONFORTO, CARINHO E UM POUQUINHO DE ATENÇÃO...
DE REPENTE... PARARAM DE CONVERSAR...
O QUE SERÁ?
O QUE VIRAM?
 UMA PENINHA DE GALINHA CARIJÓ, TODA  RAJADINHA DE PRETO E BRANCO, MOVIDA PELO VENTINHO QUE PASSAVA POR ALI NAQUELE MOMENTO, COMEÇOU A FLUTUAR, ROLANDO ATÉ OS PÉS  DAS IDOSAS, QUE BOQUIABERTAS NÃO PARAVAM DE CONTEMPLAR TUDO A SEU REDOR. MAS, RESMUNGANDO SEMPRE DO VENTINHO, QUE BAGUNÇAVA  SEUS CABELOS SEM PARAR, BRINCANDO DE VOAR.
LOGO...A PENINHA FOI VOANDO, ROLANDO,  ROÇANDO OS PÉS DE RITINHA, QUE COM OS OLHOS ARREGALADOS E COM UMA VOZ ENGASGADA COMEÇOU A GRITAR:
 -  SOCORRO! UMA ARANHA ENORME ACABA DE  MORDER O MEU PÉ! E ESTÁ INDO EMBORA! DEPRESSA!
LOURDINHA TAMBÉM SENTIU ROÇAR OS SEUS PÉS. TAMBÉM GRITOU:
“ AQUI...ELA ESTÁ AQUI!! SOCORRO! - COMEÇOU A SAPATEAR A PENINHA DIZENDO MUITO ZANGADA -  “MORRE SUA DANADINHA! AGORA VOCÊ NÃO VAI INCOMODAR MAIS NINGUÉM, JÁ ESTÁ FERIDA ,  NÃO VAI MUITO LONGE.
OUTRO VENTINHO E A PENINHA FOI ROLANDO...ROLANDO, TENTANDO SUBIR UMA PEQUENA SALIÊNCIA DO CANTEIRO DO JARDIM EM  QUE SE ENCONTRAVAM. LOGO COMEÇOU OS GRITINHOS NERVOSOS DE MARIQUINHA:
- CUIDADO, ELA ESTÁ AQUI, DO NOSSO LADO!  - E TENTANDO SUBIR NO BANCO COM BASTANTE DIFICULDADE GRITOU:
- MATE-A, ELA VAI NOS MORDER!
O JARDINEIRO OUVINDO “AQUELA ALGAZARRA”DAS TRÊS PERGUNTOU:
- O QUE ESTÁ HAVENDO AQUI?  PORQUE GRITAM TANTO?
DISSE MARIQUINHA MUITO ASSUSTADA:
- “OLHA AQUELA ARANHA, PARECE VENENOSA! ELA ESTÁ TENTANDO SUBIR AQUELA SALIÊNCIA DO JARDIM. ESTÁ VENDO? DEPRESSA, ELA ESTÁ FUGINDO!
O JARDINEIRO OLHOU E VIU UMA PENINHA TENTANDO ALCANÇAR “AQUELA” SALIÊNCIA DO CANTEIRO, COM O IMPULSO DO VENTINHO. SORRIU E DISSE CARINHOSAMENTE:
- “NÃO...NÃO TENHAM MEDO! NÃO É UMA ARANHA! É UMA SIMPLES PENINHA DE GALINHA TENTANDO ALCANÇAR A OUTRA PARTE DO CANTEIRO COM  O AUXÍLIO DO VENTINHO!VENHAM VER O QUE ASSUSTAM TANTO VOCÊS: O VENTO ESTÁ APENAS BRINCANDO DE CORRE CORRE COM A PENINHA! PARECE QUE ELA ESTÁ GOSTANDO MUITO DE CORRER. VEJA, SUBIU. NÃO VAI INCOMODAR MAIS VOCÊS. OK? AGORA TRANQUILIZEM-SE E ESQUEÇAM ESSE INCIDENTE E VÃO DESCANSAR...TUDO BEM?
RITINHA QUE SENTIU A SUPOSTA MORDIDA DA DITA, RETRUCOU MUITA ZANGADA:
- “ NÃO MOÇO! É UMA ARANHA MESMO. ELA ME MORDEU E FOI SAPATEADA PELA MINHA AMIGA LURDINHA! ELA ESTÁ TODA MACHUCADA. NÃO VAI MUITO LONGE. TENHO CERTEZA!
- ACHO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ ENXERGANDO BEM...SINTO MUITO. UMA ARANHA TÃO GRANDE. DEVE ESTAR PRECISANDO USAR ÓCULOS.
- COITADO, TÃO NOVO!
O JARDINEIRO SAIU TRISTE PENSANDO:

-  “ COITADAS, JÁ USAM FUNDO DE GARRAFA, PRECISAM USAR MAIS FUNDO AINDA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário