quarta-feira, 14 de julho de 2010

“ A garrincha e a lagarta “


A garrincha perseguia uma lagarta, que prazerosamente se fartava em comer uma folha de samambaia . Deu um pulinho, outro e deu uma bicada na pobrezinha ,mas , sem resultado . Tentou novamente , por sorte a lagarta caiu dentro de um vaso colorido , ficando camuflada por longo tempo ...
Muito aborrecida disse a se mesma : “o que fazer? Não tem importância , procurarei um bom petisco em outro lugar. A garrincha voou... voou e de repente , muito admirada , parou para observar uma linda e colorida borboleta ; que abria e fechava as asas , ostentando sua beleza sob um mormaço de sol da manhã que a beijava sem parar .
Disse a garrincha a borboleta :
-Como você é linda! Onde adquiriu tão rara beleza ?
A borboleta respondeu graciosamente :
-A mesma forma que você ! A nossa bondosa natureza se encarregou de nos modelar , de acordo com a nossa espécie , mão é mesmo ?- Ela continuou... -Ah, acho que nós já nos conhecemos , em outra ocasião , lembra-se?
A garrincha espantou-se dizendo:
-Perdão mas , não me lembro de tê-la conhecido ! A propósito, onde foi que nos conhecemos ?
A borboleta com um gesto expressivo disse:
-Não se lembra? Vejo que você não tem boa memória ! Tentarei aguçar sua memória : sou aquela lagarta que você perseguia ; queria fazer de mim , um bom petisco do dia
A garrincha não compreendia ... Pensou... pensou ... e de tanto pensar ,exclamou:
-Eu perseguia uma lagarta , certo ! ?
 A borboleta respondeu:
-Certo ! A garrincha continuou ... E você é uma exuberante borboleta ! E muito diferente
A borboleta delicadamente sorriu agradecida , e disse :
- Ah! Agora sou admirada ,não é ? Que ironia ! Eu apenas me transformei de lagarta a borboleta ,só isso ! Isso se chama metamorfose ...
A garrincha exclamou :
- Me...ta ...mor...for ...se ! O que é isso?
A borboleta respondeu:
-Não sabe o que é ? Não acredito !
A garrincha muito sem graça disse :
-Claro que não ! Se eu soubesse , não estaria aqui tentando entender esse mistério ! Como poderia adivinhar , que você se transformaria ? Olha , e que bela transformação! Você era horrorosa!É , não sou adivinha.
 Então, a modesta e educada borboleta falou baixinho ...
- A indiscrição é que nos faz mal educados .

Moral: Não se deve julgar pela aparência sra. Garrincha . Vai e não cometa mais essa gafe . “

Nenhum comentário:

Postar um comentário