domingo, 22 de agosto de 2010

“ Humildade”

O sol contemplava um lindo jardim, que ostentava suas mais lindas flores, que coloriam todos os canteiros. Era primavera, que de mansinho chegava sorrindo para o jardim.

A Margarida, muito comprida espreguiçou-se no canteiro dizendo em alta voz:

-Que lindo dia; Não é miosótis?

O miosótis que ainda não havia percebido a primavera chegar, balbuciou mal humorado:

-O que foi que você disse, margarida? Pode repetir, não entendi direito, o que você disse. Pode repetir, por favor??

A margarida muito geniosa alterou a voz:

-Ô quê? Está surdo? Se liga rapaz! Ora, eu disse que... Ah, Não vou repetir... Quem manda estar sempre desatento! Que coisa... !

A violeta humildemente, ao ouvir a fala dos dois, salientou-se:

-Você tem razão, margarida, o dia está realmente maravilhoso, com a chegada da primavera; as flores ficam mais lindas e alegres e os canteiros repletos de flores, por tanto, sua resposta não está adequada para esse dia . Não me leve a mal. Só quero concordar contigo, quanto ao dia maravilhoso.

A margarida muito arrogante, gostava de aparecer e humilhar suas amigas, disse sarcasticamente: -Não perguntei você violeta, deixa de ser intrometida!! A propósito... Pena que você violeta, não possa ostentar suas flores neste dia, ou seja, na primavera, acho que você nem as têm, não é mesmo? Nunca as vi ...

A violeta serenamente balbuciou...

-Sim, eu as tenho e abaixou a cabeça humildemente...

Um belo dia,uma senhora muito elegante, proprietária do castelo florido, passeava pelo jardim, a procura de belas flores, para ornar seus aposentos, que carecia de beleza natural e perfume para dar mais vida ao ambiente. Ela contemplava cada uma, cheirando e sentindo o seu perfume. As flores se esticavam, principalmente a margarida, que esticava o seus talinhos compridos, para ser o centro de atenção da madame, do grande castelo, ou do grande jardim . Depois de analisar todas, decidiu:

-Fico com as violetas... Quero um buquê de flores de violetas. Elas são além de lindas , são perfumosas e sua cor lilás, faz meu gênero, não desfazendo das outras é claro, são lindas também , mas; as violetas me agradam mais . Cativam-me.

A margarida desejava ser a preferida, desejada. Queria enfeitar os aposentos da madame. Ficou furiosa, quando viu a madame separando com jeitinho, as folhas uma das outras da violeta. Lá embaixo das folhas estavam suas lindas flores e que perfume exalavam ao tocá-las! Suas flores lilases, debaixo de suas redondinhas folhas verdinhas; não para escondê-las, mas; para se protegerem, quando tocadas, exalavam aquele perfume gostoso, mágico por todo jardim. A margarida, sentindo o perfume chegar até ao seu canteiro, de ciúme exclamou:

Não acredito, que perfume gostoso!! “Muito envergonhada pensou” E pensar que eu lhe falei ironicamente ... Se eu pudesse retroceder o que disse .Que pena! Ficou decepcionada, não sabia que as violetas possuíssem flores. E que belas flores! Não quero falar do que não sei... Disse arrependida...

Muito triste pela ofensa, a margarida começou a imitar as violetas na humildade e discrição .

Quando alguém aproximava do jardim, ela era a primeira a se inclinar, em sinal de cortesia. È por isso, que a margarida vai crescendo, crescendo, depois, com o tempo seu talinho aos poucos vai se inclinando até tocar ao chão. Nunca mais quis ser indiscreta . Depois de muito meditar,chegou a conclusão:o sol nasceu para todos,quem sou eu para discriminá-lo.

Lá em cima,o sol que tudo via e ouvia,sorriu para todos...cá na torre.





“Moral:o sol nasce para todos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário