quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

“PENSAMENTO DE UM PÈ DE CHUCHU”



“Sou um pobre pé de chuchu, rejeitado na sociedade legumense e pelos homens também.
Imagina, não sou reconhecido, nem na escrita; sou escrito com C.H, e muitos ainda confundem-me escrevendo com X. O som é de X, e com X gostaria de ser escrito e quem sabe, um dia alguém vai me assumir?

Às vezes fico triste, quando alguém ainda diz: que minha bagagem é pura embromação e dentro de mim só encontra “casca, água, e bagaço”. Não é verdade, não me conhecem... Tenho em mim algumas propriedades fantásticas, talvez, por falta de informações, acabam falando bobagens.

Às vezes fico magoado pensando... Ofereço-me a todos, exibindo-me, agarrando em uma cerca de bambu com meus lindos e enormes frutos e ninguém se interessa e ainda tem a coragem de dizer: “Olhe aí, comida para porcos!” Não são capazes de dizer: Apanha-os e faça um bom suflê...! Ouço constantemente essa frase: ”Coitado, não têm gosto; não é bom...”! E eu choro... Sofro... Que se há de fazer? Mas a esperança é a última que morre, porque, em alguns lares sou bem recebido, onde não há o que escolher o que comer. Então, posso ouvir muito feliz: “Que delícia!” Que bom, que alguém faz bom uso de mim; um prato bem gostosooso...!
Um dia, pude ouvir com certa tristeza em plena feira, alguém dizer: “Não sei por que trazem isso, para feira, não vendem, que desperdício!!!” Vejo-me nas bancas dos mercados , meus frutos murchos, secos, sem vida, na iminência de virar realmente , comida para os porcos. Às vezes penso... “sou um legume bem feito, bem modelado, com cores às vezes diferentes, e olha,sou bem bonito e muito elegante...”! Às vezes sou verde claro verde escuro e sou gostoso “batidinho” com ou sem casca, fico parecendo abobrinha nova... Cozido em salada, claro!Com um pouquinho de salsinha e cebolinha de cheiro e quem sabe, com uma pimentinha, alguém possa dizer assim: “Com pimenta talvez ele desse bem”!
Ah! Nos pratos mais humildes, eu posso me exibir; pois aí, todos gostam de mim... Não tem muito que escolher. Que pena!
Não é triste essa situação?
É duro ser Chuchu. Não é mesmo?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário