quinta-feira, 27 de maio de 2010

“ O SONHO “

Mércia, era uma menina meiga e carinhosa , amava sua família e a todos que a rodeavam . Admirava seus avós ,que tudo faziam para vê-la sempre com um sorriso nos lábios . Juntos passeavam pela praia , todos dias , pela manhã. Faziam castelos e bonecos de areia; jogavam punhados e punhados de areia para cima e recitavam as seguintes frases :

“AREIA DA GROSSA , AREIA DA FINA ,AREIA NOS FAÇA ,FICAR PEQUENINOS “

Os antigos diziam que os grãos de areia , eram seres encantados , que uma vez invocados , realizavam sonhos quando alguém os desejava. Mas , a fatalidade foi implacável , levou-os deixando no coração de Mércia , uma incontida tristeza .

Já mocinha , levada pelas recordações, saiu caminhando descalça, pela praia , para sentir melhor o frescor da areia do mar .Silenciosamente pensava ... “como é triste a separação, como gostaria que vocês estivessem aqui comigo , neste instante de dor !! Sinto-me tão só, mesmo rodeada de amigos e pessoas que me querem bem ...! Eu os amava tanto !...porque tem que ser assim ? Sinto saudades muitas saudades Como em êxtase , pegou um punhado de areia , distanciou seu olhar , como estivesse viajando para bem longe . Jogou um punhado de areia para cima ; como faziam juntos e começou a recordar bem baixinho:

“AREIA DA GROSSA , AREIA DA FINA , AREIA ME FAÇA VER MEUS AVOZINHOS “

Logo, levantou-se de mansinho e caminhou pensativa. Chegando em casa , sempre silenciosa , subiu correndo as escadas, que davam para o sótão , jogou-se numa cama , já envelhecida pelo tempo que pertencera aos seus avós . Soluçando , fechou os olhos e muito compenetrada balbuciou : vocês viverão sempre , dentro do meu coração nunca os esquecerei eu prometo !

De súbito, um ruído , outro e depois ... Pisiu...Pisiu !! Ela levantou-se assustada e perguntou : Quem está ai ? Uma voz cansada e rouca respondeu :

_ Somos nós , minha querida , seus avozinhos ; queremos vê-la .Venha cá , queremos abraçá-la não tenha medo , faz tanto tempo !!!

Por um momento ,Mércia não acreditava no que ouvia ,pensava . “ É um sonho , não pode ser verdade !! Seria felicidade demais ...”

Abraçaram-se, permanecendo assim por longo tempo . conversaram , sorriram e se abraçaram longamente

Mércia segurou bem forte , as mãos dos avozinhos dizendo:

_ vamos descer, para que todos os vejam !

Eles apertaram suas mãos e disseram bem baixinho...

_Não, acho melhor não ,eles não entenderiam ;você sim, pode nos ver e ouvir, você soube manter silenciosa a nossa imagem nítida em sua memória . È constante e espontânea . Só uma mente fértil como a sua , pode transportar , do passado para seu presente e até mesmo para o seu futuro se quiser.

Então, Mércia disse : o meu desejo , é que vocês fiquem sempre no meu presente e juntos caminharemos para um futuro brilhante avozinhos isso eu prometo !

Despediram-se sorrindo por terem se encontrado .Depois de tanto tempo ...

Sua mãe , ao vê-la descer as escadas do sótão sorrindo, surpreende-se , pois , fazia tanto tempo que Mércia não sorria para o mundo em que vivia . Olhou para sua filha e com uma voz melodiosa disse:

_O que foi filha, viu passarinho verde?

Ela sorrindo disse:

_ sim, mãezinha , vi mais que isso ! Fiz uma viagem longa , em um segundo ! Onde só os que amam verdadeiramente ,conseguem chegar lá ... Foi maravilhosa á viagem !

No outro dia , lá estava Mércia bem na matina , na biblioteca escrevendo ... escrevendo, até escurecer ... isso aconteceu várias vezes . escreveu ... escreveu e foi escrevendo sem parar ...

Foi um modo que Mércia encontrou , para permanecer sempre ao lado deles narrando os mais lindos episódios, de duas pessoas boníssimas que fizeram feliz a sua infância . Enquanto escrevia , ela sorria , parecia que se comunicava com eles e muito feliz os via sorrindo também .

Em cada página que virava lá estavam eles falando com Mércia . Ao fechar o livro , pude ver com letras garrafais as seguintes frases:

”AOS MEUS QUERIDOS E SAUDOSOS AVOZINHOS . MEUS AGRADECIMENTOS , É POR VOCÊS QUE ESCREVO “

Foi assim que tornou-se a mais famosa das famosas escritoras .

Acordei.

Um comentário:

  1. "Areia da grossa, areia da fina", me faça sempre ser menina...Menina dos olhos de minha mãezinha ! TE amo Mãe!

    ResponderExcluir