domingo, 9 de janeiro de 2011

CENA ENGRAÇADA


 Havia em uma cidade  do interior do Rio de Janeiro, uma mulher orgulhosa, má e invejosa. Não gostava que ninguém lhe dirigisse a palavra. Um dia, ela apareceu vestida de veludo vermelho ,sapatos altos, também vermelhos e muitas jóias. Subiu as escadas da igreja, para evidentemente, assistir a missa do domingo. Entrou convencida, que estava sendo notada por todos. Ela assentou-se num banco ,ao lado de uma pilastra.Encostou-se de lado, ficando na mesma posição, empinada até o término do sermão do dia.
Uma lagartixa veio descendo... descendo, até chegar nos seus ombros. A lagartixa, rodopiou... pra lá e pra cá e de cá pra lá, sassaricando suas costas e ombros; entrelaçando com a cauda em  seus cabelos enormes(cabelos anelados) .Como sua roupa era grossa, não sentia a dita cuja , bagunçar a suas costas. Eu tudo via, mas; temia lhe dirigir a palavra. Então, eu agi assim: eu pedi a um senhor que estava a minha frente, que pedisse a uma senhora a sua frente, para pedir a criança que estava ao seu lado e falar sobre a lagartixa que estava em suas costas.
A criança não sabia da fúria da mulher por tanto, disse calmamente:
_“senhora...senhora! Não se assuste... tem uma lagartixa sobre seus ombros!”
A senhora espantou-se dizendo em alta voz:
_O quê? O que você disse menino? 
O menino amedrontou com tom de voz alterado com que ela lhe falava; começou a soletrar de medo:
_“Tem uma La...gar...ti...xa ,em seus om...bros, se...nhora!”
Ela deu um grito desesperado, chamando atenção de todos dentro da igreja. Levantou-se depressa dizendo palavrões se escabelando-se toda.
 Finalmente conseguiu desabotoar o pesado casaco; ou melhor, o pesado vestido de veludo, jogando-o bem longe, ficando semi-nua , dentro do templo. Acho que ela não havia percebido que estava quase nua... Caso contrário, teria corrido para sacristia. Ficou muito assustada, olhando para o povo, que assistia a missa. Assistia a missa? Como? O vestido, ironicamente foi cair sobre a cabeça do sacerdote de tanto que sacudia.... O padre parou o sermão por alguns minutos, até ficar livre do pobre bichinho que também estava assustado.
O povo parou, olhando aquela cena engraçada. Quando se deu conta que estava só de combinação, diante do povo e o padre, ela não sabia onde se esconder...
Eu morria de rir... Eu bem que gostei, dessa cena ridícula...  Pronto!
A missa terminou... Foi aí, que parei para refletir... Que missa assisti, fiquei o tempo todo observando a mulher, enumerando tudo que estava acontecendo: o que vestia,o seu jeito de esbravejar, que sacrilégio!
Tudo bem... Ao chegar em casa, minha mãe como de costume, perguntou-me:
_ “Filha, o que entendeu do sermão de hoje?”
Eu, lembrando do acontecido, comecei a rir dando gargalhada... Minha mãe, sem nada entender disse seriamente:
_“A missa foi tão engraçada filha?”
E tentava explicar,mas; não conseguia... Sempre ria, quando começava a falar. Mesmo assim, não desanimava.
_Mãe, a lagartixa desceu a pilastra, subiu na mulher e tibum! Foi parar na batina do padre; que caiu no chão, fazendo tibum! Aí, a missa acabou...
Minha mãe entendeu bulhufas, do que eu falava. Muito zangada disse:
_ “ Isso é modo de falar das coisas de Deus, menina; sua engraçadinha!! Pelo meu modo de entender, você não assistiu uma missa; assistiu um espetáculo de circo!! Que mundo que nós estamos, meu Deus?”
Eu respondi prontamente:
_ É quase isso mamãe!
 Minha mãe, deu um grito: “Credo em cruz!”
Até hoje, lembro-me dessa cena e começo a rir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário