terça-feira, 4 de janeiro de 2011

“NÃO VALE A PENA”



Era uma vez, uma menina muito desobediente, mal educada, não respeitava os mais velhos e de sua boca só saíam palavrões.  Um dia, ela conheceu uma menina, que ,cuja voz soava como veludo:era macia e melodiosa. Essa menina sorriu estendo-lhe a mão dizendo:
_Olá, eu me chamo Eg e moro aqui no bosque; e você, como se chama e onde mora!??
Ela respondeu um pouca mal humorada:
_“Eu me chamo Rosa, mas pode me chamar de Rosinha... É carinhoso e eu gosto e eu moro aqui ou acolá; não tenho lugar fixo para ficar”
 Eg, continuou:
_Como já disse, moro neste bosque, onde os animais vivem soltos e as borboletas coroam as cabeças de quem passa e mora aqui e vem nos visitar. Aqui Rosinha, é tudo maravilhoso; até os animais comunicam de um certo modo, comigo e com as árvores,flores, rios,lagos enfim...todo bosque.Sinta o perfume...Não é gostoso!? Ouça o barulho da cascata, o gorjeio dos pássaros,não parece mágico!!? Viu Rosinha, é por isso que gosto daqui?! Veja que tranqüilidade! Que beleza extraordinária!
_Rosinha ficou fascinada, nunca tinha percebido tudo isso... Mas distanciou de toda aquela magia, não dando grande importância... Logo perguntou:
_O que há do outro lado do bosque?
 Eg, respondeu um pouco triste:
_Do outro lado do bosque, moram os palavrões, desobediência, a má educação, o desrespeito... Sinceramente, não gosto e nem vou para esse lado?! É contra meus princípios. Rosinha ao ouvir isso, saiu correndo pulando e gritando:
_Ôba, é lá que eu quero pisar!! Quem sabe eu fique por lá...!
Eg muito triste falava:
_Não vá Rosinha, é perigoso, volte...!!!
Rosinha não deu atenção, saiu correndo, embrenhando pelo bosque a dentro, sumindo-se de vista.  Eg, ficou chorando baixinho:
_Porquê Rosinha, você foi pra lá, porquê???
Rosinha ao pisar do outro lado ; foi recebida pelos maus tratos, palavrões, que ensurdeciam seus ouvidos, insultos um atrás do outro. Tudo neste lugar era desobediência, e má educação. Falavam gritando e atrapalhavam quem ousassem desobedecer, as normas de lá. Veja só, Rosinha que falava só palavrões nunca percebera como era feio a pronúncia “daquele jeito”, e o modo de comunicar com alguém? Será que foi passar por tudo aquilo, para compreender e enxergar as coisas horrorosas e o jeito de falar a alguém, de agir , para se modificar? Rosinha cobriu os ouvidos e gritou:
_“por favor, parem!!
Quanto mais pedia, mais ouvia insultos e aos berros . Os palavrões, a desobediência, a má educação; puxavam seus cabelos e cuspiam em seu rosto. Suas orelhas sangravam ; seu corpo todo, parecia bagaço de tanto que a surravam. Ela chorava e gritava aterrorizada:
_Quero sair da daqui!
E como corria... a todo vapor: “pernas pra te quero” .Como corria tanto, logo desmaiou...  Acordou com leves batidinhas no rosto e uma voz que dizia assim:
_Rosinha, acorda! Sou Eg, levanta-se e vamos sair daqui, depressa! Esse lugar não foi feito pra nós, pessoas civilizadas, educadas, eu lhe avisei, não é um bom lugar.
Rosinha falou ainda muito cansada
_“ Eu nunca mais, quero desobedecer, falar palavrões... Foi horrível! De hoje em diante desejo ser sempre educada, obediente e respeitar o meu semelhante... Sim ... Respeitar.!”
Lá se foram as duas de mãos dadas, caminhando pelo bosque a fora conversando... 
Creio que Rosinha aprendeu a lição . Não vale a pena  ser assim, distorcer o que aprendemos com nossos pais e professores.     Moral: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário